O ruído significa barulho, som ou poluição sonora não desejada. Na electrónica o ruído pode ser associado à percepção acústica, por exemplo de um "chiado" característico (ruído branco) ou aos "chuviscos" na recepção fraca de um sinal de televisão. De forma parecida a granulação de uma foto, quando evidente, também tem o sentido de ruído. No processamento de sinais o ruído pode ser entendido como um sinal sem sentido (aleatório), sendo importante a relação Sinal/Ruído na comunicação. Na Teoria da informação o ruído é considerado como portador de informação.
O ruído faz-se presente nos estudos de Acústica, Cibernética, Biologia, Electrónica, Computação e Comunicação o ruído quando esta a um volume muito alto pode prejudicar o tímpano de alguns seres vivos.
O que pode provocar o ruído?
Por exemplo, o barulho de um autocarro, de um avião, um helicóptero, de um jacto, de carros de corrida, de trovoada etc...
O que podemos fazer para diminuir o ruído?
por exemplo, quando estamos a ouvir musica não por o som da musica muito alto.
HÁ MUITO TIPOS DE RUÍDO TAIS COMO:
- Ruído natural - refere-se à ruídos de causas naturais tais como Radiação cósmica de fundo, ruídos atmosféricos, ruídos inerentes a dispositivos passivos e activos da electrónica
- Ruído artificial - refere-se a ruídos de causas artificiais, como por exemplo, ruídos de interferência ou exames de IAS
- Ruído exógeno - refere-se às interferências externas ao processo de comunicação, como outra mensagem.
- Ruído endógeno - refere-se às interferências internas do processo de comunicação, como perda de mensagem durante seu transporte ou má utilização do código.
- Ruído de repertório - refere-se às interferências ocorridas directamente na produção ou interpretação da mensagem, provocadas pelo repertório dos emissores e receptores.
- Ruído branco - Aplica-se aos ruídos cuja potência é constante em todas as faixas de frequência, por exemplo, ruído térmico
- Ruído vermelho ou ruído marrom - Aplica-se a ruídos ricos em baixas frequências
- Ruído rosa - Aplica-se à testagem de sistemas de áudio.
- Ruído térmico - Aplica-se a qualquer corpo aquecido
- Ruído flicker - Aplica-se a semicondutores, válvulas e resistores
- Ruído browniano - Aplica-se a ruídos que podem ser modelados por movimentos brownnianos da estatística
- ruído balístico - do inglês shot noise. Aplica-se a válvulas e junções semicondutoras
- Ruído pipoca - do inglês popcorn noise. Aplica-se a semicondutores
- Radiação cósmica de fundo ou ruído de fundo do universo - Aplica-se na cosmologia como evidência do Big-Bang
como vê neste esquema o limiar da audição, temos que ter muito cuidado com alguns sons que ouvimos, pois eles podem provocar-nos dor.
Embora não pareça, o barulho é uma das principais causas de morte em ataques cardíacos cerca de 50000 pessoas morrem num ano e meio em toda a Europa por ataques cardíacos provocados pelo ruído excessivo
você pode começar com apenas uma dormência no tímpano mas depois acaba surdo, nós não pedimos para que se faça silêncio total, apenas pedimos para diminuir o volume do radio, do telemóvel etc.
A música, a palavra e a voz consomem grande parte de nossas vidas. Um mundo sem som seria triste, mas seu excesso também não é agradável.
Ajude-nos a diminuir o ruído, para, que não haja mais mortes no Mundo.
Aqui colocamos um quadro onde podemos visualizar o máximo tempo diário que podemos estar expostos a um determinado número de Decibéis (dB).
STOP á poluição sonora!
COMECE a diminuir o volume da música que ouve!
Ajude o planeta e os seres vivos a sobreviver!
com os cumprimentos da:
Brigada Ecológica nº 1...
Nenhum comentário:
Postar um comentário