terça-feira, 16 de novembro de 2010

O Ruído

O que é o ruído?
O ruído significa barulho, som ou poluição sonora não desejada. Na electrónica o ruído pode ser associado à percepção acústica, por exemplo de um "chiado" característico (ruído branco) ou aos "chuviscos" na recepção fraca de um sinal de televisão. De forma parecida a granulação de uma foto, quando evidente, também tem o sentido de ruído. No processamento de sinais o ruído pode ser entendido como um sinal sem sentido (aleatório), sendo importante a relação Sinal/Ruído na comunicação. Na Teoria da informação o ruído é considerado como portador de informação.
O ruído faz-se presente nos estudos de Acústica, Cibernética, Biologia, Electrónica, Computação e Comunicação o ruído quando esta a um volume muito alto pode prejudicar o tímpano de alguns seres vivos.
O que pode provocar o ruído?
Por exemplo, o barulho de um autocarro, de um avião, um helicóptero, de um jacto, de carros de corrida, de trovoada etc...
O que podemos fazer para diminuir o ruído?
por exemplo, quando estamos a ouvir musica não por o som da musica muito alto.
HÁ MUITO TIPOS DE RUÍDO TAIS COMO:


como vê neste esquema o limiar da audição, temos que ter muito cuidado com alguns sons que ouvimos, pois eles podem provocar-nos dor.
Embora não pareça, o barulho é uma das principais causas de morte em ataques cardíacos cerca de 50000 pessoas morrem num ano e meio em toda a Europa por ataques cardíacos provocados pelo ruído excessivo
você pode começar com apenas uma dormência no tímpano mas depois acaba surdo, nós não pedimos para que se faça silêncio total, apenas pedimos para diminuir o volume do radio, do telemóvel etc.

A música, a palavra e a voz consomem grande parte de nossas vidas. Um mundo sem som seria triste, mas seu excesso também não é agradável. 
Ajude-nos a diminuir o ruído, para, que não haja mais mortes no Mundo.

Aqui colocamos um quadro onde podemos visualizar o máximo tempo diário que podemos estar expostos a um determinado número de Decibéis (dB).


STOP á poluição sonora!
COMECE a diminuir o volume da música que ouve!
Ajude o planeta e os seres vivos a sobreviver!
com os cumprimentos da:
Brigada Ecológica nº 1...


                                                                               
                                   

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

enzo

enzo

Os Residuos

Os resíduos sólidos urbanos (RSU's), vulgarmente denominados por lixo urbano, são resultantes da atividade doméstica e comercial das povoações. A sua composição varia de população para população, dependendo da situação sócio-econômica e das condições e hábitos de vida de cada um. Esses resíduos podem ser classificados das seguintes maneiras:
  • Matéria orgânica: Restos de comida, da sua preparação e limpeza…
  • Papel e papelão: Jornais, revistas, caixas e embalagens…
  • Plásticos: Garrafas, garrafões, frascos, embalagens, boiões, etc.
  • Vidro: Garrafas, frascos, copos, etc.
  • Metais: Latas
  • Outros: Roupas, óleos de cozinha e óleos de motor, resíduos informáticos…
  Existem também alguns tipos de resíduos diferentes dos comumente encontrados e que são denominados tóxicos. Estes necessitam de um destino especial para que não contaminem o ambiente e os seres que nele habitam, como aerosóis vazios, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, restos de medicamentos, etc.
Estima-se que cada pessoa produza, em média, 1,3 kg de resíduo sólido por dia. Desta forma, uma pequena cidade de apenas 10.000 habitantes produziria cerca de 10 toneladas de lixo diariamente.
  É para a unidade de icineração que são enviados os resíduos que não podem ou não devem ser jogados a céu aberto em um aterro. É o caso das pilhas, equipamentos eletrônicos e lixo hospitalar. Nessas unidades, o lixo é queimado e passa por alguns filtros antes de ser liberado no ambiente. Por ser um processo caro e lento, apenas uma pequena parcela dos resíduos (aqueles que foram citados anteriormente) pode passar por ele, o que resulta mais uma vez no despejo de lixo em Aterros Sanitários.
  • Reciclagem - alternativa para aumentar a vida útil dos aterros e facilitar a separação do material orgânico passível de reutilização agrícola.
  • Coleta seletiva - Processo de separação e destino dos materiais recicláveis.
                                                                    
Protegam o nosso planeta Terra, para que a vida humana dure muito mais tempo, o nosso planeta esta a ficar muito poluido graças a muitas pessoas que em vez de porem o lixo no contentor, poem no chao e isso polui muito o nosso ambiente.
                         ajude a reciclar
                         para o mundo melhorar
O que  nos podemos fazer acerca dos residuos?
A melhor solução é reduzir o lixo que produzimos em primeiro lugar. Por exemplo, só devemos comprar produtos que não venham com muita embalagem e de que realmente precisemos.
Pense cuidadosamente sobre que tipos de materiais são usados nas coisas que compramos. Uma vez que se tornam lixo, eles podem levar muito tempo para se decomporem.
Por exemplo, podem reautilizar os objectos, uma lata de salchichas pode dar para uma lata para por os lapis, uma lata de bombons dá exactamente para uma caixinha de metal para por coisinhas.
Reutilizem coisas já usadas para melhorar-mos o nosso ambiente
                                                                                                      
     compare esta imagem... 
                                                          com esta->       
    Em qual destes locais preferia viver?
   Contribua para o bem estar do nosso planeta, para que nele você possa viver!
 http://www.youtube.com/v/ynI9UU7TYNo?fs=1&amp;hl=pt_PT"></param><param
Clique na imperligaçao para ver o video
Pedimos desculpa pelo incomudo
Agradeçemos por nos terem visitado
                                     Com os cumprimentos da Brigada Ecologica nº1